O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS
Em 1970, Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir da perseguição política, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran).
Fonte/sinopse: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-128289/
O QUE É ISSO COMPANHEIRO?
O jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.
Fonte/sinopse: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-11338/
LAMARCA
O filme Lamarca dirigido pelo cineasta Sérgio Rezende retrata os dois últimos anos da vida do capitão Carlos Lamarca desde a sua saída do Quartel de Quitaúna (SP) até sua execução sumária no interior da Bahia, em 1971. Lamarca foi uma das principais lideranças da luta armada no Brasil e um dos mais caçados pela repressão.
Fonte/sinopse: http://memorialdademocracia.com.br/card/filme-retrata-a-luta-do-capitao-lamarca
PRA FRENTE, BRASIL
Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e "desaparece".
Fonte/sinopse: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-23729/
EM BUSCA DA VERDADE - DOCUMENTÁRIO
De 2012 a 2014, a Comissão Nacional da Verdade investigou as violações de direitos humanos cometidas pelo Estado brasileiro: coletou depoimentos, abriu arquivos e visitou centros de tortura. A TV Senado reuniu esse material em um documentário que mostra a estrutura de repressão, as forças que atuaram para manter o regime e as graves violações que ocorreram na ditadura de 64. (2015.Dir.: Lorena Maria e Deraldo Goulart).
BATISMO DE SANGUE
São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito (Caio Blat), Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando (Léo Quintão) e Ivo (Odilon Esteves) passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella (Marku Ribas). Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas.
Fonte/sinopse: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-201997/
AÇÃO ENTRE AMIGOS
Em 1971, Miguel (Rodrigo Brassalto), Paulo (Heberson Hoerbe), Elói (Sérgio Cavalcante) e Osvaldo (Douglas Simon) participaram da luta armada contra a ditadura militar e acabaram sendo presos quando tentavam assaltar um banco. Eles foram barbaramente torturados, sendo que Lúcia (Melina Athís), a namorada de Miguel que estava grávida, morreu quando seus algozes colocaram nela uma "coroa de cristo" até estourar seu cérebro. Vinte e cinco anos depois, os quatro amigos ainda se vêem e quando vão para uma pescaria Miguel (Zecarlos Machado) mostra aos amigos uma foto de um encontro político em São Paulo, afirmando que uma das pessoas fotografadas foi Correia (Leonardo Villar), o homem que os torturou por meses. Inicialmente Paulo (Carlos Meceni), Elói (Cacá Amaral) e Osvaldo (Genésio de Barros) contestam a afirmação do amigo, pois oficialmente Correia morreu, mas a verdade é que ninguém viu o corpo e três anos depois a viúva de Correia faleceu de câncer e, algum tempo depois, os restos mortais dela foram transferidos para outro cemitério. Como não consta o nome de quem fez o pedido, Miguel acredita que tenha sido Correia. Na cidade eles confirmam que o corpo está lá, assim procuram um local de apostas, pois o torturador deles era um viciado em qualquer tipo de jogo, e o acabam encontrando em uma rinha de galos. Os quatro armam uma emboscada e seqüestram Correia, que inicialmente nega tudo, mas após receber de Miguel um tiro na perna admite ser o torturador, mas revela algo inimaginável: ele só os prendeu pelo simples fato de que entre eles existia um delator.
Fonte/sinopse: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-10857/